Pesquisar este blog

11 de nov. de 2020

TRILHA SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO (1977)

 


Seria inimaginável a Rede Globo bancar hoje trilhas sonoras de novelas e séries com a qualidade de outrora. Os programas infantis em especial foram martirizados pela decadência do nível musical promovido pelas redes televisivas e o advento da geração Xuxa que marca a idiotização de que os “baixinhos” foram vítimas. Mas, acredite, houve um tempo em que as crianças mereciam respeito.

Um exemplo contundente é a TRILHA DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO que reúne canções de uma seleção de compositores pra adulto nenhum botar defeito: Gil (música tema: “marmelada de banana, bananada de goiaba, goiabada de marmelo”), Caetano, Chico & Francis Hime, Dorival Caymmi, Sérgio Ricardo, Ivan Lins & Vítor Martins, João Bosco & Aldir Blanc, Geraldo Azevedo, Jards Macalé & Marlui Miranda colocaram seus talentos em prol da promoção cultural da petizada.

Nas interpretações, mais alguns craques: Gal, Bethânia, Lucinha Lins e o MPB-4. É verdade que nem todas as faixas foram compostas para a trilha. É o caso da ecológica “Passaredo” que já constava em MEUS CAROS AMIGOS (1976) de Chico, e da psicodélica “Peixe” do álbum DOCES BÁRBAROS (1976). Mas, predominaram canções inéditas, compostas especialmente para dar vida aos personagens de Monteiro Lobato, sob a direção de Guto Graça Mello (que também assina uma das melhores músicas do disco, a instrumental “Saci”) e a produção esmerada de Dori Caymmi (autor de duas faixas em parceria com Paulo César Pinheiro).

O seriado, uma criação caprichada da Globo em colaboração com a TVE e o MEC, estendeu-se ininterruptamente por quase uma década, merecendo uma segunda trilha (VOL. 2) em 1979, igualmente produzida por Dori, mas sem contar com o timaço da primeira versão. Dori já subscrevera pouco antes outra trilha primorosa, a da novela “Gabriela”. Com a ressurreição do programa em 2001 (por mais 6 anos), as duas trilhas da primeira temporada foram recuperadas e as antigas canções foram resgatadas com nova roupagem por nova geração de intérpretes: Zeca Pagodinho, Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Cássia Eller, Lenine, Pato Fu, Jota Quest, Cidade Negra, Paulo Ricardo, Jorge Vercillo, Max Vianna. Em que pese o esplendor do elenco, ao projeto faltou o encanto da versão original. Lançado em CD pela Série Masters.

.

FAIXAS:

01. Narizinho (Ivan Lins – Vitor Martins) - Lucinha Lins

02. "Ploquet Pluft Nhoque" (Jaboticaba) (Dory Caymmi – Paulo César Pinheiro) - Papo de Anjo

03. Peixe (Caetano Veloso) - Doces Bárbaros

04 . Saci (Guto Graça Mello) - Papo de Anjo

05. Visconde de Sabugosa (João Bosco – Aldir Blanc) - João Bosco

06. Dona Benta (Ivan Lins – Vitor Martins) - José Luís (Zé Luiz Mazziotti)

07. Sítio do Picapau Amarelo (Gilberto Gil) - Gilberto Gil

08. Pedrinho (Dory Caymmi – Paulo César Pinheiro) - Aquarius

09. Arraial dos Tucanos (Geraldo Azevedo – Carlos Fernando) - Ronaldo Malta

10. Tia Nastácia (Dorival Caymmi) - Dorival Caymmi

11. Passaredo (Francis Hime – Chico Buarque de Hollanda) - MPB4

12. Emília (Sergio Ricardo) - Sérgio Ricardo

13. Tio Barnabé (Marlui Miranda – Jards Macalé – Xico Chaves) - Marlui Miranda e Jards Macalé



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais visitadas