Pesquisar este blog

9 de dez. de 2020

MIÚCHA E ANTÔNIO CARLOS JOBIM (1977)

 


Tom Jobim sempre se sobressaiu mais por suas composições mundialmente conhecidas do que por suas interpretações. Embalado, no entanto, pelo sucesso do álbum Elis e Tom (considerado um dos marcos mais importantes da história da MPB), Tom encampou o projeto de gravar um disco com a irmã de Chico Buarque (também ex-esposa de João Gilberto) que um ano antes já fizera a vocalização da faixa “Boto” (“Inda ontem vim de lá do Pilar”) do clássico URUBU.

Chico não apenas deu sua bênção ao histórico encontro como se envolveu ativamente na iniciativa cravando três memoráveis participações: “Vai Levando” (uma das raras parcerias de Chico com Caetano), que catapultou o sucesso comercial do LP, tendo sido tema de abertura da novela global Espelho Mágico; “Pela Luz dos Teus Olhos”, composição de Vinícius de Moraes consagrada definitivamente pela irretocável versão a ela conferida; e “Maninha”, uma das mais lindas canções de Chico Buarque, feita especialmente para sua maninha.

Nem precisaria de mais nada, mas o álbum traz mais nove pérolas, apenas duas de Tom (a consagrada “Samba do Avião” e “É Preciso Dizer Adeus”, uma das menos conhecidas parcerias com Vinícius). Ao contrário do que se podia esperar, são compiladas canções que fogem da obviedade da bossa nova que consagrou o maestro carioca, privilegiando um repertório eclético onde desfilam desde clássicos do samba canção (Ary Barroso, Custódio Mesquita) até compositores mais recentes (Márcio Borges, Geraldo Carneiro).

Além do piano de Jobim, aparecem Robertinho Silva, Wilson das Neves e Rubinho na bateria, Luiz Eça e Novelli no baixo, Danilo Caymmi na flauta e Dori Caymmi no violão.

A divulgação do álbum num show memorável no Canecão com a participação de Vinícius e Toquinho gerou no mesmo ano, curiosamente, um outro clássico da MPB, o álbum TOM, VINÍCIUS, TOQUINHO E MIÚCHA GRAVADO AO VIVO NO CANECÃO.

Embalado pelo sucesso do empreendimento, a dupla chegou a gravar outro belo disco em 1979 mas que teve menor repercussão.

.

Faixas:

1.      Vai levando ( Caetano Veloso, Chico Buarque)

2.      Tiro cruzado (Márcio Borges, Nelson Ângelo)

3.      Comigo é assim (José Menezes, Luiz Bittencourt)

4.      Na batucada da vida (Ary Barroso, Luiz Peixoto)

5.      Sei lá (A vida tem sempre razão) (Toquinho, Vinícius de Moraes)

6.      Olhos nos olhos (Chico Buarque)

7.      Pela luz dos olhos teus (Vinicius de Moraes)

8.      Samba do avião (Tom Jobim)

9.      Saia do caminho (Evaldo Ruy, Custódio Mesquita)

10.  Maninha (Chico Buarque)

11.  Choro de nada (Eduardo Souto Neto, Geraldo Carneiro)

12.  É preciso dizer adeus (Tom Jobim, Vinicius de Moraes)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais visitadas