Pesquisar este blog

9 de dez. de 2020

PAULINHO DA VIOLA E ELTON MEDEIROS – SAMBA NA MADRUGADA (1968)

 


Como pôde um álbum gravado numa única noite (madrugada) ter-se tornado uma lenda? Uma série de fatores concorre para que SAMBA NA MADRUGADA tenha adquirido o status de obra prima. Antes de tudo, o fato de ter sido a primeira vez que esses dois celebrados sambistas tiveram um trabalho fonográfico a eles creditado. Em segundo lugar, por tratar-se do único registro que se tem notícia em que esses artistas tão afins aparecem dividindo um disco (excluindo-se ocasiões em que comparecem ao lado de outros nomes). E, por fim, é claro, o fino repertório escolhido.

Não se pode deixar de assinalar também o invejável plantel de instrumentistas que contribuíram para o sucesso da empreitada. Foram reunidos nessa sessão noturna de samba cobras como Marçal na percussão, Copinha na flauta, Dino 7 Cordas no violão, Raul de Barros no trombone, Canhoto da Paraíba no cavaquinho, além dos titulares Paulinho da Viola, no violão, e Elton Medeiros, aplicando o “instrumento” em que é virtuose: a caixa de fósforos.

Sem dúvida, tudo isso contribuiu para que essa obra, gravada a toque de caixa (de fósforos) tenha se tornado tão cultuada. Aquela que proporciona o privilégio de apreciar a elegância, a poesia e a excelência de dois dos mais dignos nomes do samba de raiz partilhando seu talento.

O repertório é todo da dupla, parte dele em parceria com um time pra ninguém botar defeito: Cartola, Zé Keti, Candeia, Casquinha, Mauro Duarte e Hermínio Bello de Carvalho (de quem é o texto de apresentação da contracapa).

Em 10 das 11 faixas, os dois sambistas revezam-se na vocalização (5 com Elton, 4 com Paulinho e uma em que dividem). Mas o ponto alto é um ‘medley ‘ de 7 minutos com uma sequência de pequenos trechos de momentos marcantes da carreira de ambos como “Recado” de Paulinho (registrada anteriormente no álbum RODA DE SAMBA 2). De Elton, uma parceria com Cartola, “O Sol Nascerá” (“a sorrir, eu pretendo levar a vida, pois chorando eu vi a mocidade perdida”), uma das mais lindas peças do nosso cancioneiro. Essa música já ganhara evidência ao ser incluída no álbum de estreia de Nara Leão (1964) mas alcançou ainda mais notoriedade a partir da interpretação conferida pelo próprio Cartola em seu álbum de estreia de 1974.

No seu disco seguinte de 1976, Cartola daria voz à outra conhecida parceria entre eles, “Peito Vazio”, que Elton gravaria apenas em seu álbum solo de 1980, pela Eldorado.

SAMBA NA MADRUGADA foi gerado em 1966 com o abreviado título de NA MADRUGADA. Mas tornou-se definitivamente um clássico após seu relançamento em 1968, quando ganhou o nome estendido pelo qual é hoje conhecido, alavancado pelo concomitante lançamento do primeiro álbum solo de Paulinho da Viola pela Odeon.

Elton, apesar de 13 anos mais velho, só viria a ser agraciado com um disco solo 5 anos mais tarde. Suas composições foram todavia eternizadas na voz de outros intérpretes (como Isaura Garcia, Elizeth, Elis, Nara, Elza, Alaíde Costa, Clara Nunes, Beth Carvalho, Teresa Cristina, Zélia Duncan, Cida Moreira, Fabiana Cozza, para ficar só campo feminino).

A despeito da diferença de idade, Elton vinha acompanhando de perto a carreira de Paulinho desde que captou o talento do franzino rapazote de 20 e poucos anos, com ele integrando os históricos conjuntos A Voz do Morro e Os Cinco Crioulos.

Apesar de sua importância, essa obra emblemática esteve próxima a ficar mofando nos arquivos da gravadora.  Lançada originalmente pela RGE, cujo arquivo foi incorporado ao da Som Livre, foi mantida em catálogo apenas até 2001. Só em 2015, graças à iniciativa da gravadora Kuarup, um dos baluartes da música popular de qualidade, foi novamente disponibilizada ao público em CD. Mais recentemente, foi também objeto de lançamento em vinil 180 gramas pela Polysom na série “Clássicos do Vinil”.

.

Faixas:

1) Arvoredo (Paulinho da Viola) - Paulinho da Viola

2) Maioria sem nenhum (Elton Medeiros/Mauro Duarte) - Elton Medeiros

3) 14 anos (Paulinho da Viola) - Paulinho da Viola

4) Sofreguidão (Elton Medeiros/Cartola) - Elton Medeiros

5) Momento de fraqueza (Paulinho da Viola) - Paulinho da Viola

6) Minha confissão (Elton Medeiros) - Elton Medeiros

7) Perfeito amor (Elton Medeiros/Hermínio Bello de Carvalho) - Elton Medeiros

8) Mascarada (Elton Medeiros/Zé Kéti) - Elton Medeiros/ Minhas madrugadas (Paulinho da Viola/Candeia) - Paulinho da Viola/ Injúria (Elton Medeiros/Cartola) - Elton Medeiros/ Recado (Paulinho da Viola/Casquinha) - Paulinho da Viola/ O sol nascerá (Elton Medeiros/Cartola) - Elton Medeiros/ Jurar com lágrimas (Paulinho da Viola) - Paulinho da Viola/ Rosa de ouro (Elton Medeiros/Paulinho da Viola/Hermínio Bello de Carvalho) - Elton Medeiros e Paulinho da Viola

9) Depois de tanto amor (Paulinho da Viola) - Paulinho da Viola

10) Samba original (Elton Medeiros/Zé Kéti) - Elton Medeiros

11) Alô alô (Paulinho da Viola) - Paulinho da Viola/ Sol da manhã (Elton Medeiros) - Elton Medeiros



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais visitadas